Como foi feito?

A plataforma permite a visualização dos grupos econômicos beneficiados com investimentos públicos para a Copa no Brasil e seus respectivos repasses para campanhas eleitorais. Para isto, utilizamos os seguintes dados

- Obras: Foram selecionados os projetos de mobilidade urbana e Estádios publicados no portal de Transparência na Copa. Por se tratarem de empresas menores que recebem valores baixos por poucas licitações muito específicas, não foram considerados contratos de fornecimento/instalação de materiais e de consultoria técnica em engenharia, apenas execução das obras.

- Grupos Econômicos: A partir das obras, foi realizado o mapeamento dos grupos econômicos beneficiados com informações do portal de Transparência na Copa, documentos oficiais e notícias sobre os empreendimentos. Para o levantamento da rede de poder de cada grupo econômico foram utilizados os dados da plataforma Proprietários do Brasil.

- Financiamento de Campanhas: Por fim, com o conjunto de empresas de cada grupo econômico beneficiado com a Copa, em uma compilação em banco de dados das planilhas disponibilizados pelo TSE com repasses eleitorais, consultamos os dados de financiamentos de campanha destes grupos econômicos em todo Brasil desde 2002.